Novos ares e usos para peças e móveis antigos no décor

Novos ares e usos para peças e móveis antigos no décor

12/08/2019 | Dicas de Decoração

Para dar um novo sentido e renovar objetos não é preciso ter um conhecimento avançado: basta um olhar apurado e criatividade, como os exemplos apresentados pelo Studio Cris Paola e o escritório JMA Estúdio

Atentas ao cuidado com o meio ambiente e seguindo a filosofia que tudo pode ser transformado, as arquitetas dos escritórios Studio Cris Paola e JMA Estúdio reuniram ideias para inspirar e trazer um novo uso para peças que iriam ser descartadas ou estavam sem função em casa.

Projeto: Studio Cris Paola Foto: Hamilton Penna

Se preocupar com o meio ambiente e ter consciência sobre o que é consumido também faz parte do processo de decorar. Para projetar novos ambientes, não necessariamente é preciso escolher móveis novos que acabaram de sair das lojas. É possível transformar móveis ou peças que ganham novas funções a partir de um olhar apurado e criativo.

Mas, como é possível isso? O estilo é conhecido como Upcycling e diz respeito ao reaproveitamento de objetos e materiais para a criação de novos itens pensados para diferentes funções e sem mexer nas características originais. Com esse pensamento, as arquitetas Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça do escritório JMA Estúdio e Cris Paola, do escritório Studio Cris Paola, apresentam inspirações que utilizaram em seus projetos. Acompanhe.

Projeto: JMA Estúdio Foto: Mariana Orsi

Quem diria que uma porta de madeira maciça, que seria descartada, poderia ter sua vida renovada? No ambiente assinado pelo escritório JMA Estúdio, a porta foi transformada em prateleiras. Cada uma com um tamanho diferente e fixadas por meio do sistema de mão francesa, a reutilização criativa trouxe a funcionalidade de apoiar os objetos decorativos para o home office. “Com um bom corte, lixamento simples, e pintura foi possível transformar a peça e a economizar no orçamento da obra”, revela arquiteta Fernanda Mendonça. 

Projeto: Cris Paola Foto: Hamilton Penna

Uma antiga estrutura de cama do casal se transformou em uma moderna estante. O material foi pintado com esmalte branco acetinado e a peça foi revestida com papel de parede geométrico. “A família da moradora é alemã, que já traz a cultura de um olhar atento ao que pode ter o seu uso repensado. Me senti contente de continuar com uma peça antiga agregada ao projeto, revela Cris Paola.

 

Sobre o Studio Cris Paola

É comandado por Cris Paola, formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, e com 29 anos de experiência em arquitetura e design de interiores. Criativa, Cris personaliza cada projeto de acordo com as necessidades do cliente e, para isso, mergulha no universo de cada um. O resultado são ambientes harmoniosos, aconchegantes e repletos de estilo.

Com atuação em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami, a profissional dispõe de um vasto portfólio que mescla projetos de áreas comerciais como restaurantes, bares, cafeterias, consultórios, clínicas, escritórios, showrooms e representações de multinacionais no Brasil e espaços residenciais – casas e apartamentos urbanos, campo e praia. Está à frente do escritório que leva seu nome, o Studio Cris Paola, no qual coordena da concepção do projeto até a execução da obra e todos os detalhes da decoração de interiores. Sua equipe é formada por profissionais multidisciplinares que atendem com dedicação e criatividade aos anseios e desejos de cada cliente. Oferece ainda a possibilidade de criar móveis exclusivos e desenhados sob medida.

Responsabilidade ambiental, cores usadas com maestria e reaproveitamento de peças existentes no projeto são marcas registradas do escritório. Sempre antenada ao universo do design, moda, arquitetura e decoração, Cris Paola é autora do blog Mil Ideias por Metro Quadrado, onde compartilha ideias, tendências e dicas.


www.studiocrispaola.com.br

Blog – www.milideiaspormetroquadrado.com.br

@studiocrispaola e @milideiaspormetroquadrado

Tel. (11) 3071-2888, São Paulo

 

Sobre a JMA Estúdio:

À primeira vista, quem observa a juventude do trio formado por Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça não imagina o extenso portfólio das experientes arquitetas. Juntas desde 2015, elas comandam o JMA Estúdio e cuidam com carinho e dedicação desde a concepção do projeto até o acompanhamento e gerenciamento de obra. Também assinam a decoração dos ambientes, cuidando da seleção de cada item que vai ajudar a contar a história dos moradores.

O escritório começou inicialmente com Elisa Ju e Fernanda Mendonça – ambas formadas em arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Na sequência, em 2017, foi à vez de Bianca Atalla integrar o time. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, Bianca é ela quem cria os desenhos em 3D que confundem até mesmo os olhos mais treinados, oferecendo aos clientes um projeto idêntico ao que será construído. Enquanto isso, Fernanda, a porta-voz do trio, fica encarregada de fazer a ponte entre clientes, fornecedores e mão-de-obra. Já a arquiteta Elisa, traz seu olhar apurado para revisar e observar as minúcias dos projetos e das obras.

Com especialização em reforma de interiores residencial, o escritório também atua com excelência em projetos comerciais e corporativos, desenvolvendo áreas comuns de prédios, como halls, e apartamentos decorados. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade são as marcas registradas de Bianca, Elisa e Fernanda, que juntas se dedicam à criação de ambientes atemporais com um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de tons e de materiais incomuns. Nesse caldeirão de ideias, apurado através de viagens, literatura, cinema e eventos nacionais e internacionais de design e arquitetura, tem sempre lugar para elementos bem brasileiros, como os tijolos e os ladrilhos hidráulicos.

 

Arquitetas: Bianca Atalla, Elisa Ju e Fernanda Mendonça

www.jmaestudio.com.br

Tel.: (11) 97178 2643 / (11) 99657 9979

@jmaestudio

 

Informações para a imprensa:   

dc33 Comunicação

Raissa Germano – assessoria@dc33.com.br

Gabriela Fachin – atendimento@dc33.com.br

Glaucia Ferreira – coordenacao@dc33.com.br

Danilo Costa – danilo@dc33.com.br

(11) 3129-4382          

www.dc33.com.br

@dc33comunicacao


Voltar