Como incluir obras de arte em cada ambiente da casa

Como incluir obras de arte em cada ambiente da casa

15/08/2019 | Dicas de Decoração

O Atelier de Morar, espaço da arquiteta na CASACOR São Paulo, é fonte de inspiração para integrar a arte ao décor

Obras de arte têm o potencial de definir a personalidade de uma casa e de narrar a história de seus moradores. Valendo-se de seu olhar apurado para a arte, característica marcante de seus projetos, e enaltecendo a arte nacional, a arquiteta Denise Barretto traz um conjunto precioso de trabalhos para seu ambiente na 33ª CASACOR São Paulo.

No Atelier de Morar, uma casa onde todos os ambientes são integrados, Denise assina também a curadoria das obras que são a essência do espaço, com autoria de artistas brasileiros que incluem nomes como Denise Milan, Mariannita Luzzati, Hilal Sami Hilal, Herbert Baglione, Vanderlei Lopes, Wagner Malta Tavares e Claudio Cretti.

Cada quadro e escultura, que habitam as paredes e o mobiliário do Atelier, são fonte de inspiração para integrar a arte à decoração de vários ambientes da casa. Confira algumas ideias:

Sala de estar

Foto: Rômulo Fialdini

Uma única obra, seja por sua dimensão ou cores vibrantes, pode ser o ponto focal de um ambiente. A tela de Herbert Baglione, que se estende por quase toda a parede do estar, é a grande protagonista do living. A iluminação dramática acentua os tons de verde da obra que, junto às mesas de centro em toras de madeira natural, conectam o morador à natureza também no interior da casa.

Sala de jantar

Foto: Rômulo Fialdini

Foto: Rômulo Fialdini

Na sala de jantar, tanto a superfície da mesa quanto do bufê podem ser exploradas como suporte para esculturas. Batizada de EVA19-05, a escultura de Eva Soban traz movimento em tons de azul para o tampo de mármore Nero Marquina da mesa de jantar. No bufê, um trio de peças de porcelana com alturas diferentes, pertencentes ao acervo da arquiteta, convive harmonicamente com o barco de madeira assinado por Dan Fialdini.

Lareira

Foto: Rômulo Fialdini

Foto: Juan Guerra

Ao lado da lareira, Denise demonstra como combinar obras em diferentes suportes. Três esculturas intituladas Fecundação, da artista Denise Milan, se alinham próximas à tela Vitória III, da pintora Mariannita Luzzati. Já a escultura Maxwell Agachado, de Gustavo Rezende, se apoia na mesinha lateral mais alta. Esse conjunto também exemplifica duas possibilidades de composição entre a obra e a superfície da parede ou do móvel: contraste de cores e texturas, como as esculturas, ou uma paleta de cores harmônica, no caso do quadro.

Cantinho de leitura

Foto: Rômulo Fialdini

Quem já tem uma obra de arte e quer incluí-la em um novo ambiente, pode usá-la como ponto de partida para as cores do décor. No canto de leitura, as cores do mobiliário são as mesmas da tela de Claudio Cretti: a poltrona em camurça traz o mostarda, enquanto o banquinho e a luminária de piso imprimem o preto.

Home office

Foto: Rômulo Fialdini

O escritório também merece atenção quando o assunto é obra de arte. Mas por ser um ambiente que deve proporcionar concentração, pede cores mais sóbrias. Uma peça da série Deslocamentos, de Hilal Sami Hilal, embeleza o home office do Atelier de Morar.

Quarto

Foto: Rômulo Fialdini

No quarto, 12 fotografias clicadas pelo inglês Michael Kenna compõem com unidade a gallery wall simétrica. Para obter a harmonia da composição, Denise usou todas as fotos em preto e branco, molduras iguais com padrão amadeirado, além do passe-partout, uma segunda camada de moldura que protege e enfatiza as obras.

Banheiro

Foto: Rômulo Fialdini

A “toalha azul” no banho do Atelier é na verdade a escultura Ícone V, de Vanderlei Lopes. Feita de latão esculpido na forma de um tecido pendurado e pintado de azul, ela se integra perfeitamente à sala de banho. A ideia aqui é escolher uma peça que mimetiza um objeto pertencente a esse ambiente da casa, trazendo um elemento lúdico para a decoração.

 

Sobre Denise Barretto

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Mackenzie e especializada em paisagismo pela FAU-USP, Denise Barretto já assinou inúmeros projetos, atuando fortemente nos segmentos residencial, comercial, hoteleiro e corporativo. Com quase 30 anos de história, o ateliê que leva seu nome conta com uma equipe multidisciplinar de arquitetos, designers e parceiros diferenciados que ajudou a construir uma trajetória sólida. Juntos, apostam na funcionalidade dos espaços e na integração entre áreas internas e o paisagismo como a base de projetos modernos e sofisticados. Denise e sua equipe estão sempre atentas aos detalhes de cada projeto, acompanhando desde a proposta personalizada de interiores até a finalização da obra.

O escritório criou imagens arquitetônicas para as lojas H.Stern, Chocolat du Jour, Baked Potato, Costume e Avon. Seus clientes corporativos são Brasif, Nacional de Grafite, Radisson e Sheraton. Tem obras em várias partes do Brasil e do mundo, além de ser especialista também no segmento educacional. Entre os projetos já realizados está o do Colégio Bandeirantes e da Escola Mobile.

 

Denise Barretto Arquitetura

Av. Brigadeiro Faria Lima, 2954, Jardim Paulista, São Paulo

(11) 3078-6963

www.denisebarretto.com.br

@barrettodenise

 

Informações para a imprensa:

dc33 Comunicação

Gabriela Fachin, Glaucia Ferreira e Danilo Costa

(11) 3129-4382

atendimento@dc33.com.br    

coordenacao@dc33.com.br 

danilo@dc33.com.br


Voltar