Sala de Jantar Sustentável na mostra Morar Mais, em São Paulo

Sala de Jantar Sustentável na mostra Morar Mais, em São Paulo

04/10/2019 | Dicas de Decoração

O ambiente com foco no receber bem também alia a proposta da sustentabilidade e uma homenagem à carreira da cantora Sula Miranda, Rainha dos Caminhoneiros.

Sala de Jantar, na Mostra Morar Mais – Entre os destaques: a parede com paletes, o lustre feito com galhos e a mesa de madeira maciça (Fotos Julia Herman)

Pela primeira vez em São Paulo, a mostra Morar Mais por Menos acontecerá até 17 de novembro, com a exposição de 60 espaços. O evento promete trazer soluções criativas para uma decoração sofisticada e com preço acessível. Um bom exemplo dessa proposta é a Sala de Jantar, que aposta na sustentabilidade, a partir de elementos reutilizados, e leva a assinatura da decoradora Sula Miranda e das arquitetas Isabella Nalon e Juliana Atti. 


Detalhes do ambiente – Banco de vidro e base de rodas de caminhão; Mural com fotos da trajetória de Sula Miranda; 

Tela “Na estrada”, de Valter Viana (Fotos: Julia Herman)

Além de assinar o espaço, Sula Miranda - a eterna Rainha dos Caminhoneiros, que hoje também atua como decoradora, serviu como inspiração para o ambiente, que recebeu itens relacionados à sua trajetória, tais como cordas, lonas, paletes e rodas - que remetem às estradas, além da sua marca registrada, a cor rosa, que alia charme e personalidade. A escolha pela Sala de Jantar também faz referência ao fato da cantora gostar muito de receber amigos e parentes em casa. Assim, foram utilizados itens comuns do dia-a-dia, porém de maneira elegante e contemporânea.

Entre os destaques do ambiente está a parede de paletes (Fremade Madeiras), toda confeccionada com madeira pinus de reflorestamento, que tem como objetivo mostrar como é possível o reaproveitamento e a transformação de materiais simples no dia-a-dia. Outro destaque é o lustre (Lustreco) feito com galhos encontrados no descarte e, que foram montados especialmente para o ambiente. As rodas de caminhão utilizadas como base para o banco de vidro também são outro exemplo de reutilização inteligente.

Mais um ponto alto do projeto, que prima pela sustentabilidade, é a mesa de jantar (Madeirado) feita com madeira maciça certificada pelo Ibama. Esculpida artesanalmente, ela tem pés de ferro preto. Tudo que é feito a mão, com exclusividade e originalidade, ganhou espaço na proposta do trio de profissionais. Na parede, a Tela “Na Estrada”, pintada pelo artista plástico Valter Viana, faz referência às estradas tão presentes na vida de Sula Miranda. “A ideia foi criar um local instagramável para as pessoas fotografarem”, comenta Juliana Atti. Para arrematar a decoração, itens como o colar produzido pelo artista plástico Roberto Dias Nunes (Usual Design) entram em cena. “Nesta peça identificamos também elementos da vida do sertanejo, como a corda e o osso utilizado no berrante” conta Isabella Nalon.

 

As Boas Ideias da Sala de Jantar

 

1. Parede sustentável

Ela foi feita com 20 peças de paletes (Fremade Madeiras), que reutilizam pinus de reflorestamento. Mas antes, as madeiras precisaram ser lixadas e receberam uma demão de verniz para proteger o material. Readequadas, as ripas têm lugar para encaixar os vasos de plantas.

2. Plantas fáceis de cuidar

Simples, os 60 vasos convencionais de plástico (Mil Plantas Home and Garden) – receberam jiboias e guaimbês, espécies com alta resistência, que vão bem em ambientes internos e pedem rega a cada dois dias. Exigem pouca manutenção.

3. Iluminação Nada Convencional

Criativo e único, o pendente (Lustreco) reúne galhos de árvore natural, que foram amarrados para receber fio elétrico, lâmpadas e cristais italianos. Outro destaque são os trilhos de spots direcionáveis, que destacam tela, quadros, cortina e a parede verde. São fáceis de instalar e têm ótimo custo-benefício.

4. Banco de vidro

Em vez de um material tradicional, o trio de profissionais optou pelo vidro de 19 mm de espessura (Silvestre Vidros) em busca de criar um móvel transparente e leve. Para trazer originalidade à peça, rodas de caminhão dão suporte ao banco, que mede 5m x 0,55 m.

 

Serviço:

MORAR MAIS POR MENOS

De 03 de outubro a 17 de novembro de 2019

Terça a domingo, das 12h às 21h

Endereço: Av. Pedroso de Moraes, 2188 – Alto de Pinheiros

São Paulo – SP

Espaço Sala de Jantar – Homenagem à cantora Sula Miranda

Mostra Morar Mais por Menos

Instagram: @morarmaissljantar

Facebook: @morarmaissljantar


Sobre as profissionais

Juliana Atti

Arquiteta com mais de 15 anos de experiência. Atua com empreendimentos de alto padrão, nos segmentos residenciais e corporativos. Também realiza o atendimento a construtoras e incorporadoras, além do desenvolvimento de projetos de stands de vendas e de interiores.

Sula Miranda

Sula Miranda rendeu-se ao mundo da decoração em 1998, período em que iniciou um curso de decoração para adquirir mais conhecimentos nesse segmento. Antes disso, já havia concluído aos 19 anos o curso de Educação Artística na faculdade de Belas Artes de São Paulo. Hoje Sula atua realizando projetos por todo país.

Isabella Nalon

Arquiteta e decoradora por formação com mais de 20 anos de experiência. Desde 1998, Isabella gerencia seu escritório especializado em arquitetura residencial comercial e decoração.





Voltar