Dos Mundos assina o Dormitório do Filho durante a mostra Morar Mais, em São Paulo

Dos Mundos assina o Dormitório do Filho durante a mostra Morar Mais, em São Paulo

07/10/2019 | Dicas de Decoração

Conceitos como customização, sustentabilidade e flexibilidade formam a base do projeto inspirado na personalidade de um jovem esportista

Foto: JP IMAGE

Época de transição e mudanças, a adolescência é um período em que, pouco a pouco, a identidade do jovem se consolida. O processo de amadurecimento se reflete em todos os aspectos da vida e o quarto – refúgio pessoal – deve acompanhar toda essa transição. É nisso que acreditam Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, arquitetos à frente do escritório Dos Mundos. A dupla assina o ambiente Dormitório do Filho durante a primeira edição paulista da mostra Morar Mais por Menos. Aberta ao público de 03 de outubro a 17 de novembro, a mostra preza por ambientes aconchegantes e acessíveis para todos.

Com 16 m², o Dormitório do Filho foi concebido a partir da figura de um adolescente que faz parte da geração saúde, com um estilo de vida mais desconectado e apaixonado por esportes. Por mais que tenha sido pensado para um rapaz, seu décor é neutro, caracterizando-o como um ambiente agênero e que se baseia em uma estética industrial. “O projeto explora o estilo industrial, que tem ganhado espaço na decoração de ambientes residenciais, e a mescla com outros estilos, trazendo peças vintage, materiais reciclados e objetos que mostrem a história de vida do jovem cliente”, ressalta a dupla de profissionais, que acredita que a arquitetura deve ser afetiva.

Assim, os tons fogem do infantil e trazem uma cartela de cinza e metálico, com eventuais pontos vibrantes – como o laranja da escada, que funciona como cabideiro. A parede recebeu argamassa italiana (Arte Venezia), produto importado com preço compatível com o mercado e que pode ser aplicado sobre todas as superfícies, de forma rápida e limpa.

Para trazer aconchego, o piso vinílico Oxford Clic (Beaulieu) é madeirado. De fácil instalação, ele possui sistema de encaixe e dispensa cola, podendo ser removido e reaproveitado em outro ambiente, sem gerar lixo. Foi combinado com rodapé reciclável, feito a partir de resíduos de poliestireno e poliuretano (Santa Luzia). “Buscamos soluções sustentáveis, pensadas para minimizar a geração de lixo e entulho. Tanto o piso quanto o rodapé podem ser reaplicados em outro local”, explicam. Para completar o clima aconchegante, a persiana é de madeira, com inspiração mais rústica.

No décor, o dormitório foi projetado para se adaptar aos momentos de vida de seu jovem morador. “Optamos por soluções minimalistas e soltas, dispensando os tradicionais armários sob medida, que acabam engessando eventuais mudanças de layout”, contam os profissionais.

Todo o projeto evita soluções fixas, que não pudessem se adaptar às mudanças de um jovem que deixou de ser criança e que, em breve, entrará na vida adulta. Os mobiliários são leves e possuem rodízios, facilitando a mudança de layout sem gastos adicionais, de forma rápida e fácil – como é o caso da cama, projetada pelo Dos Mundos, que foi concebida em altura mais baixa, para se igualar a altura de cadeira. Assim, ela também faz as vezes de sofá, garantindo conforto para quem se senta. Também com rodízios, os armários com gaveteiros seguem a estética industrial e foram executados pela Metall Designer. Uma bancada de estudos e criado-mudo completam os mobiliários, que são poucos e extremamente funcionais. Trazendo memória afetiva, o único item sem rodízios é a cômoda retrô, herdada da avó do jovem morador.

“Buscamos ir de encontro à tendência de entender que, para as novas gerações, uma casa não é para sempre. Hoje podemos estar aqui, amanhã em outro bairro e, em três anos, em outra cidade. Optar por móveis que podem acompanhar as mudanças foi essencial”, comentam.

As almofadas reaproveitaram calças já gastas, trazendo charme. Foto: JP IMAGE

Dentro da essência da mostra, Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral optaram por decorar o espaço com itens customizados, dando um novo uso para materiais que seriam descartados. O destaque fica para a tapeçaria (By Kamy), que faz uso de tapetes já manchados e gastos pelo tempo. Combinados, eles criam uma nova peça cheia de personalidade, única e com muita história. As almofadas, por sua vez, foram fabricadas a partir de calças jeans que já estavam sem uso. Para complementar, uma fotografia retrata a paixão do adolescente e, na estante, objetos decorativos (Sun House) trazem graça para o espaço.

Serviço: Mostra Morar Mais Por Menos

Data: 03 de outubro a 17 de novembro

De terça a domingo, das 12h às 20h

Avenida Pedroso de Morais, 2188 – Pinheiros - São Paulo, SP

Sobre Dos Mundos

Comandada pelos arquitetos Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral, a Dos Mundos é uma empresa multidisciplinar, atuando em projetos de arquitetura residencial e corporativa, design de interiores, criação de mobiliário e design gráfico. Com ampla experiência na área e 20 anos de atuação no mercado, a dupla preza por projetos afetivos, que tragam a essência de cada cliente, e atua em diversas áreas do país e América Latina.

@dosmundoscreations | (11) 2978-4456

Rua Duarte de Azevedo, 431 – cj 66 - Santana, São Paulo – SP – 02036-021


Lista de Fornecedores


 

·         Tapete e pufe – By Kamy

·         Textura – Art Venezia

·         Estantes, escrivaninha e escada de metal – Metall Designer

·         Objetos decorativos, banquinho metálico, luminária de mesa, espelho – Sun House

·         Painel fotográfico e quadros P&B – Stickdecor Água Branca

·         Fotografia emoldurada colorida – Moldura Minuto

·         Persianas de Madeira Hunter Douglas – Bless Decorações

·         Prateleiras de MDF, base da cama – Dos Mundos Creations

·         Almofadas jeans, colcha acolchoada, plafons esmaltados vintage, cestos de palha – Dos Mundos Creations

·         Almofadas cinza, criado-mudo, arandela articulada – Filter

·         Cômoda Michel Arnauldt – Loja Teo 

·         Prancha, roupas, cabides e demais objetos – acervo pessoal


Voltar